Proposta
TRABALHADORES NA NEXA DECIDIRÃO SOBRE MUDANÇAS EM HORA NA SUPERFICIE DA MINA

O SINDIEXTRA e a Nexa participaram de reunião na quarta-feIra, 15 de abril, para discussão da hora em que os trabalhadores permanecem na superfície da mina, à disposição da empresa.

A empresa apresentou uma proposta de alteração de percentual de hora extra e de valor pecuniário para que seja apresentado e deliberado pelos trabalhadores sobre sua eventual aplicação.

A proposta patronal acontece em momento crítico de pandemia, de ameaças pela doença e as também nas implicações resultantes de impactos econômicos apresentados pela empresa.
A Nexa chegou a afirmar que poderá adotar aspectos da nova legislação trabalhista em vigor, editada a partir de novembro/2018, que penaliza direitos e condições de trabalho, alegando um “futuro incerto” do mercado e queda nos valores das commodities e acionários.

tabA direção do Sindicato fará avaliação dos impactos que esta proposta da empresa possa ocasionar.
Avaliadas as repercussões sobre o direito da categoria, o Sindicato poderá submeter a proposta para decisão dos próprios trabalhadores.

No momento de uma decisão coletiva consciente, vamos fazê-lo da forma mais segura, através do voto secreto de todos os trabalhadores.

O Sindicato busca preservar os direitos da categoria, a começar pelo intervalo de 11 horas interjornada, de forma a preservar o necessário descanso de todos.