Data base
ACORDOS DE DOIS ANOS 2020/2022 GARANTIU REAJUSTE SALARIAL PELO INPC PLENO NA NEXA

Os trabalhadores na Nexa tiveram o reajuste salarial de 9,85% para salários até R$ 3.600,00, que representa o INPC integral para a inflação acumulada em 12 meses na data-base. Salários acima deste valor tiveram o reajuste de uma parcela fixa correspondente aos 9,85% calculados sobre os R$ 3.600,00.

Ficou garantido também a antecipação do prêmio de férias negociado em 2020, no valor de R$ 1.100,00 para trabalhadores ativos na folha de pagamento, além de um abono de R$ 500,00 a ser pago em janeiro/2022 para todos os trabalhadores contemplados pelo Acordo Coletivo.

Estes direitos foram garantidos pela decisão acertada da categoria na aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho em 2020, com duração de dois anos, lembrando que as negociações aconteceram num momento de crítico da pandemia de Covid-19, com elevação de infectados pela doença e de óbitos em todo o País. Na época éramos ainda pressionados pelas mudanças na legislação trabalhista, com edição de medidas provisórias pelo Governo Federal, para redução de jornada de trabalho e de salários.

O reajuste conquistado na data-base em 2021 ficou assegurado com a aprovação pelos trabalhadores do Acordo Coletivo de dois anos. A decisão mostra hoje todo o seu acerto e consciência dos trabalhadores, diante da severa crise em que vivemos, com a disparada da inflação, sobretudo sobre alimentos, gêneros de primeira necessidade, combustíveis, tarifas de energia elétrica e da constatação pelo próprio de severas dificuldades dos trabalhadores nas negociações coletivas em todo o País, não alcançando nos acordos os reajustes pelo INPC acumulado, que já bate na casa dos 10%.

Rogério Ulhoa, presidente do Sindicato, afirma “a importância da participação dos trabalhadores e tomada de decisão no Sindicato, para preservar os direitos coletivos, ao mesmo tempo em que zelamos por todas as medidas de proteção da categoria com as medidas de isolamento e cuidados contra a terrível doenças”.

Lembra que a não redução dos salários e de jornada e preservação dos direitos só aconteceram pela mobilização dos trabalhadores e no fortalecimento do sindicato para as negociações com a empresa.