Pandemia Covid-19
NEXA IMPLEMENTA AMPLIA MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

Empresa acatou sugestões apresentadas pelo Sindicato para eliminar focos de transmissão da doença

Resultado de reuniões com a Nexa, quando o Sindicato fez vários apontamentos de situações de risco de contaminação pela Covid-19, a empresa vem implementando mudanças necessárias e que dão maior segurança aos trabalhadores.

Nestas reuniões, em que foram discutidas as medidas de proteção e cuidados internos para seguir protocolos de prevenção da doença, a direção do Sindicato foi muito ouvida, com os diretores relatando falhas além de situações de desconforto nos ambientes de trabalho.

LANCHE NO REFEITÓRIO – Os trabalhadores corriam risco ao fazerem seus lanches dentro dos ônibus, gerando aglomeração durante a alimentação. O Sindicato sugeriu e o lanche passou a ser servido exclusivamente no refeitório.

HORA EXTRA – Um aditivo no acordo coletivo da hora de superfície alterou de 45 para 60 minutos de hora extra, flexibilizando a tolerância na saída da empresa num total de 25 minutos, sem qualquer prejuízo nos salários.

TRAJETO SEM POEIRA – Foi solicitada também a umidificação nas estradas e redução do tráfego de caminhões de carga, de forma a diminuir a poeira e permitindo que os trabalhadores sejam transportados com as janelas do ônibus abertas, sendo a ventilação e espaços abertos protocolos de segurança contra a progressão do vírus da Covid.

TROCA DE ROUPA EM CONTAINERS – Já estão sendo instalados e adaptados containers para que os trabalhadores utilizem e evitem aglomeração no vestiário, podendo trocar uniforme com mais segurança.

TESTAGEM – O Sindicato cobrou também da empresa um processo de testagem em massa, para isolar e tratar focos, protegendo coletivamente os trabalhadores.

Solicitamos permanente campanha de orientação para que todos sigam com rigor os protocolos de segurança, distanciamento, higienização e utilização de máscaras, para impedir a progressão da doença no ambiente de trabalhos, familiares e de inadiáveis atividades fora de domicílios.