Data base
TRABALHADORES NA CALCÃRIO INAÊ CONQUISTAM GANHO REAL NOS SALÃRIOS E REAJUSTE TRIENAL DE 1,5%

Em assembleia geral no dia 31 de agosto, os trabalhadores na Indústria Calcário Inaê aprovaram a contraproposta da empresa apresentada em negociações com o SINDIEXTRA para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022.

Com o novo acordo coletivo, os trabalhadores tiveram um reajuste salarial de 10% a partir de 1º de agosto, superando o INPC acumulado de 9,85% em 12 meses, com um ganho real de 0,15%. O piso salarial na empresa foi reajustado também em 10%, passando a R$ 1.405,05. Os trabalhadores conquistaram também um bônus único de R$ 800,00, pago em agosto.

Uma conquista importante foi o reajuste de 1,5% aplicado ao salário base a cada três anos de trabalho completado na empresa, de forma cumulativo ao reajuste da data-base. Este ganho real de 1,5% já será aplicado para trabalhadores que já completaram três anos na empresa, reajuste trienal que poderá ser renovado nas próximas negociações com o Sindicato em 2024. Para ter direito a este direito os trabalhadores que não tenham mais de 9 faltas não justificadas durante o período.

Este critério de faltas passa a ser adotado a partir de 1º de agosto de 2021.

Todas as demais cláusulas econômicas do acordo coletivo anterior foram mantidas.

O presidente do SINDIEXTRA, Rogério Ulhoa, lembra a importância deste acordo coletivo, com ganho real nos salários em um momento de inflação alta e em que várias categorias não têm conseguir sequer o INPC para repor a inflação.

Ressalta a importância do Sindicato para garantir os direitos coletivos e para manter o valor real dos salários, não sacrificando a categoria neste processo de superação de uma crise econômica e de enfrentamento da pandemia de Covid-19.