Negociações
TRABALHADORES APROVAM MANUTENÇÃO DO ACORDO DA MINA E ESCALA DE TRABALHO ATUAL

Os trabalhadores na NEXA compareceram em massa na assembleia no último dia 25, convocada pelo Sindicato para discussão sobre proposta de renovação do Acordo Coletivo para a mina.

Mais uma vez a categoria mostra seu grande nível de consciência e de responsabilidade, se empenhando junto ao Sindicato para estabelecer as condições que permitam o melhor desempenho no trabalho, acompanhado de uma remuneração que represente este esforço para cumprir jornada.

A proposta apresentada ao Sindicato nas negociações com a Nexa para renovação do acordo foi aprovada por 88,08% dos votos dos 151 trabalhadores presentes na assembleia. Apenas 9,94% rejeitaram a proposta e 1,98% se abstiveram de votar.

Foi aprovada também por 97,35% dos votos a manutenção da “escala 1” para a jornada de trabalho atual. Apenas três trabalhadores e abstiveram de votar (1,98% dos votos) e um trabalhador optou para “escala 2” (0,67% dos votos).

Com a aprovação, os trabalhadores terão ainda o pagamento do valor líquido (livre de impostos) de R$ 5.700,00, a ser creditado no próximo dia 7 de dezembro.

MANTIDA A ESCALA ATUAL

ESCALA 01: Manutenção da escala de trabalho atual, com a redistribuição dos horários, considerando a jornada de ponto a ponto de 6h20, garantindo o pagamento de 45 minutos na superfície (20min do controle de ponto + 25min adicionais). Nesta escala já vigente, o trabalhador sobe da mina, entrega os equipamentos na Casa de Lanternas, faz o registro do ponto e segue para o vestiário. Haverá a manutenção das viradinhas e períodos de folga, bem como um “banco quente” e uma sobreposição na boca da mina. O horário do “banco quente” será alterado para a parte da tarde.