Acordo Coletivo
KINROSS oferece 8% de reajustes e trabalhadores veem dificuldade para alimentarem suas famílias

O SINDIEXTRA e a Kinrros participaram nesta manhã de 14 de fevereiro de mais uma reunião para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho 2022.

Como todos sabem, já foi divulgado o INPC de 10,6% acumulado em 12 meses até a nossa data-base de 1º de fevereiro. Na reunião de hoje, a Kinross fez contraproposta de reajuste de 8% para reajustar os salários, além do bônus (de R$ 776,00 para R$ 838,00) e prêmio de férias (de R$ 1.553,00 para R$ 1.667,00).

O Sindicato cobrou da empresa a concessão de um vale alimentação para os trabalhadores, lembrando que todas as empresas mineradoras praticam este benefício, sendo comum o direito em quase todas as categorias profissionais no País.

Além de propor um reajuste de 8%, menor em mais de 2,5% da inflação acumulada, a empresa vem se negando em conceder o vale alimentação. Devemos lembrar que vivemos um período de grande avanço da inflação, principalmente sobre a cesta básica necessária para alimentar nossas famílias. Reajustar os salários com um índice que reduz o valor de compra dos salários é algo, no mínimo, de profunda insensibilidade da Kinross. Os salários não acompanham a evolução dos preços no mercado e não temos qualquer sinal de atendimento de uma reivindicação que é para matar a fome de nossos dependentes.

A categoria colocou a concessão do vale alimentação como uma das reivindicações prioritárias desta campanha salarial, para um acordo que nos possibilite superar este momento em que ainda perdura a pandemia de Covid e que nos obriga a gastos muito maiores com alimentação e limpeza.

Esperamos que a empresa nos atenda e só levaremos para assembleia uma proposta que seja possível de uma apreciação pelos trabalhadores.