Data base
SINDICATO AGE E KINROSS TOMA MEDIDAS CONTRA PRESSÃO NO TRABALHO POR METAS

O SINDIEXTRA participou de reunião com a Kinross nesta quinta-feira, 17, quando manifestamos nossa extrema preocupação com a segurança dos trabalhadores.

Citamos relatos de trabalhadores de pressão e sobrecargas de horários, com quadro de pessoal cada dia mais reduzido, levando a todos a grande stress e severos riscos de acidentes fatais. Os trabalhadores reclamaram exposição com cargas horárias de mais de 12 horas, sem folga por mais de duas semanas, além de horas extras, para que as metas cada dia mais desafiadoras sejam atingidas.

MEDIDAS IMEDIATAS

A Kinross ouviu o Sindicato e tomou medidas imediatas, colocando turma de trabalhadores de folga, além de outras mudanças que serão postas em prática nos próximos dias.

Na reunião com o Sindicato a empresa confirmou a atuação e empenho com turma reduzida e acatou a preocupação do Sindicato com a segurança dos trabalhadores, se comprometendo a fazer reuniões com os gestores para que as normas de segurança sejam respeitadas.

Argumentamos que o trabalho sob condições de risco representam responsabilidade da empresa quanto a qualquer sinistro que aconteça com os trabalhadores e a orientação deve ser imediatamente corrigida para preservar a vida dos companheiros.

Chamamos atenção da preocupação da própria empresa com a segurança e nossa intervenção neste caso do excesso nas jornadas de trabalho estão alinhadas com práticas como as “Regras de Ouro” e o direito de recusa diante de situações de grau de risco de acidentes, que podem mutilar e colocar a vida dos trabalhadores em risco.

A empresa compreendeu nossa preocupação e já começou a implementar as mudanças que zelam pela maior segurança.

Apesar deste compromisso, alertamos cada trabalhador a relatar sempre ao sindicato a praticidade das medidas que estão sendo tomadas, de forma que todos possam trabalhar para atingir metas dentro de condições de trabalho humanizadas e sem nenhuma forma de pressão.