Negociações
11,9% DOS ACORDOS COLETIVOS PELO BRASIL CONQUISTAM GANHO REAL

Pesquisa realizada até 13 de outubro e divulgada pelo Departamento lntersindical de Estatística e Estudos SócioEconômicos (DIEESE) sobre 256 negociações coletivas para a data-base de 1 ° de setembro demonstraram que até 13 de outubro 71,9% alcançaram ganho real nos acordos e convenções coletivas. Apontou ainda que 13, 7% tiveram o INPC como reajuste e somente 14,5% tiveram reajuste abaixo da inflação acumulada em 12 meses.

Computados acordos de todo o ano até as negociações de setembro, o percentual de resultados acima da inflação é de 78, 1 %. Reajustes iguais ao INPC totalizam 16,7%; e abaixo desse índice equivalem a 5,3%. A variação real média no ano, até o momento, é de 1,14% acima da inflação. Os dados correspondem à análise dos resultados de 13.204 negociações coletivas, desde janeiro.