Negociações
KINROSS FALA EM "CONVERGÊNCIA" MAS NÃO MELHORA SUA CONTRAPROPOSTA

As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho entre o SINDIEXTRA e a Kinross parecem definitivamente caminhando para o impasse.

A empresa continua completamente “surda” aos argumentos do Sindicato na defesa das reivindicações aprovadas pelos trabalhadores em assembleia. Os patrões afirmam, principalmente, que não vão apresentar qualquer proposta relativa ao ticket alimentação.

Alegam que “... a empresa fez um movimento arrojado em relação ao piso que foram quase 40% de reajuste ...” e acusam o Sindicato de não facilitar a convergência para chegarmos ao acordo.

Mas efetivamente, a Kinross chegou em sua proposta de reajuste salarial em apenas 3,6%, não chegando nem na inflação acumulada em um ano.

Isto representa ARROCHO nos salários, para uma empresa que, ao contrário de tantas outras, quer privar nossas famílias de termos um “cartão” alimentação, que permitiria à Kinross abater o custo com incentivos tributários. Mas a empresa prefere a prática de abono, com desconto de imposto de renda no valor oferecido aos trabalhadores.

A Kinross leva a negociação em “banho-maria”! E fica provocando o Sindicato para rebaixar as propostas dos trabalhadores constantes na “Pauta de Reivindicações”. Alega que não tem como atender o reajuste salarial solicitado pelos trabalhadores, mas não apresenta um centavo a mais na sua contraproposta de arrocho.

Temos a nítida impressão de que a Kinross espera que uma nova contraproposta parta pelo Sindicato, invertendo os papéis, pois cabe à empresa apresentar a contraproposta para submeter à deliberação dos trabalhadores em assembleia.

A empresa agendou nova reunião de negociações com o Sindicato para esta sexta-feira, 1º de março.